Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ler é viajar, sem sair do lugar !

A leitura faz parte da minha vida desde que me conheço por gente. Quando pequena tinha muitos livrinhos de histórias clássicas, gostava que lêssem para mim, enquanto ouvia os disquinhos. Me escondia atrás da porta quando escutava a voz do lobo....

Nos tempos de colégio, adorava a Série Vagalume. Quase morri chorando com o final de Éramos Seis. Muitas emoções para a época. Curti muito as aventuras dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato. E também Os meninos da Rua da Praia. 

Já na adolescência, lia Machado de Assis - Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro, Érico Veríssimo - O tempo e o vento, Josué Guimarães - É tarde para saber. Levanta a mão quem leu Cristiane F ! Eeeeu.

Tive minha fase de romances espiritualistas, lia Zíbia, Vera M Carvalho (Patrícia), entre outros do gênero. Hoje prefiro livros espíritas para estudo da doutrina, como os de André Luiz, psicografados por Chico Xavier e Renovando Atitudes, Os prazeres e As dores da alma, de Francisco Espírito Santo Neto. Estes últimos, são livros de cabeceira, gosto de ler um trecho antes de dormir, meditando, refletindo, orando.

Atualmente, estou lendo A rainha do castelo de ar, último livro da Trilogia Millenium do jornalista sueco Stieg Larsson. Devorei em 2 semanas o primeiro livro, de quase 500 páginas, Os Homens que não amavam as mulheres. O segundo, A menina que brincava com fogo, também li no mesmo ritmo. O autor me conquistou por ser algo totalmente novo para mim. Nunca tinha lido romances policiais, investigativos, de suspense. Gostei também do jeito que ele escreve, da forma como descreve os personagens e os cenários, dá pra imaginar exatamente cada um deles. Em certos momentos, no entanto, há trechos muito violentos, sádicos, confesso que fazia uma leitura dinâmica nestas horas. Outra ressalva, quanto ao nº de páginas, mais de 1500, não precisava tanto, pois há momentos de enrolations explícitos. Mas, no final das contas, ainda é uma boa série. Recomendo. Um fato curioso: o autor morreu semanas após entregar a trilogia aos editores.




Trilogia Millennium - Sinopse - Fonte: Submarino

Os Homens que não Amavam as Mulheres


Os homens que não amavam as mulheres é um enigma a portas fechadas - passa-se na circunvizinhança de uma ilha. Em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o veelho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta. Pois Henrik está convencido de que ela foi assassinada. E que um Vanger a matou.



A Menina Que Brincava Com Fogo


Lisbeth Salander é acusada de triplo assassinato, e a polícia está em seu encalço. A jovem hacker é esquiva, egoísta e pode ser muito violenta quando provocada. Mikael Blomkvist, editor-chefe da revista Millennium, sabe muito bem disso. Mas, ao contrário do restante da imprensa, que não se acanha em crucificá-la, ele acredita na inocência da moça. Para ele, os homicídios relacionam-se a uma série de reportagens que a Millennium pretendia publicar sobre o tráfico de mulheres provenientes do Leste Europeu. Um esquema de corrupção cujos tentáculos alcançam promotores, juízes, policiais e jornalistas. Lisbeth livrou Mikael da morte dois anos antes. Agora ele tem como retribuir.



A Rainha do Castelo de Ar


Último volume da trilogia Millennium,
A Rainha do Castelo de Ar reúne os melhores ingredientes da série: um enredo de tirar o fôlego, personagens que ficam gravados na imaginação do leitor e surpresas que se acumulam a cada página.
A Rainha do Castelo de Ar enfoca de modo original as mazelas da sociedade atual - da ciranda financeira ao tráfico de mulheres -, conquistando um lugar único na literatura policial contemporânea.

*********

E você, minha amiga querida, o que está lendo ? 
Qual livro marcou sua história ?
Vou adorar saber.

Beijo, beijo, findi chegandooo.... ótimoooo !
 

12 comentários:

Casa Dicas e Tal disse...

Amiga adorei a brincadei...e já arrumei uma dupla pra vc lá...da uma passadinha pra vc ver...e se já conhecer me perdoe...temos muitas amigas em comum...bjsss

Lia Gloria disse...

E eu que achava que lia muito hehehe, você lê pra caramba! Já vou anotar alguns títulos. No momento estou lendo Razão e sensibilidade de Jane Austen, porque comprei todos os livros dela, tb não são muitos né? já li Emma. Meu marido está lendo O evangelho sugundo jesus cristo do Saramago, meu filho Guilherme, de 11 anos está lendo Uma nota errada, de Gordon Korman, é o segundo volume de uma série, que chama the 39 clues. Minha filha de 7 anos está lendo Alice no Pais das maravilhas de Lewis Carroll com ilustração de Helen Oxenbury, com 206 páginas mas já está terminando.
Adorei te conhecer menina, vou fazer um tour pelo teu blog e depois te conto, mas já vou te seguir, bjs liagloria.blogspot.com

rebecker disse...

oi Fabii, a pagina q tu me enviou nao foi encontrada, fiquei curiosa, qq tu falou de mim la? hahahaha

bjo bjo

das coisas da déia disse...

Oi querida Fabi ,hoje só passei pra te dizer que em retribuição ao seu carinho estou lhe oferecendo um selinho,passa lá pra pegar,bjs Déia

Marion disse...

Ler é óóótimo... mas como preciso ler muita coisa em função do meu trabalho, minhas leituras de lazer acabam ficando meio de lado. Atualmente estou lendo alguns livros da Isabel Alende...! Abs. e bom findi, Marion

Tays Rocha disse...

Fabi, obrigada pela visitinha, seja sempre bem-vinda ao meu blog ;o)

O livro que marcou muito minha vida, eu li na adolescência, eu o tenho até hoje. Chama-se "O Físico" de Noah Gordon, foi fundamental prá que eu consolidasse a escolha da minha profissão, ele descreve toda a trajetória da medicina medieval, tendo um jovem como personagem central, que tinha um dom de cura e muitas vezes se apavorava por não saber diereito como usá-lo. E foi muito bom vc ter postado, me trouxe boas lembranças, quero reler...

Beijos querida e bom final de semana!

Denise Padoan disse...

Oi, Fabi!
Vim retribuir sua visita no meu bloguinho e conhecer o seu espaço! Sabe, sou um pouco preguiçosa para ler, mas quando pego um livro gosto de lê-lo até o final... não sossego enquanto não acaba! A leitura nos transporta para lugares diferentes, especiais, lúdicos... é muito bom!
Super beijo e ótimo final de semana!

Borbulhas Literárias disse...

Eu adorava esses disquinhos com livros. Amava!

Beijocas! =^ᴥ^=

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

...traigo
sangre
de
la
tarde
herida
en
la
mano
y
una
vela
de
mi
corazón
para
invitarte
y
darte
este
alma
que
viene
para
compartir
contigo
tu
bello
blog
con
un
ramillete
de
oro
y
claveles
dentro...


desde mis
HORAS ROTAS
Y AULA DE PAZ


COMPARTIENDO ILUSION
FABI

CON saludos de la luna al
reflejarse en el mar de la
poesía...




ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE TOQUE DE CANELA ,STAR WARS, CARROS DE FUEGO, MEMORIAS DE AFRICA , CHAPLIN MONOCULO NOMBRE DE LA ROSA, ALBATROS GLADIATOR, ACEBO CUMBRES BORRASCOSAS, ENEMIGO A LAS PUERTAS, CACHORRO, FANTASMA DE LA OPERA, BLADE RUUNER ,CHOCOLATE Y CREPUSCULO 1 Y2.

José
Ramón...

Unknown disse...

Oi Fabi td bem?
Passei para te retribuir a visitinha e adorei seu cantinho,já fiquei por aqui.Espero q volte sempre.

Gostei do seu post sobre livros. Eu atualmente estou gostando muito de ler os livros da Zibia Gasparetto. Gosto muito e acredito na doutrina espírita,acho q tem lindas e benéficas mensagens para nós.
Essa semana comecei a ler o livro MEU LAR É UM PARAÍSO,muito bom tb traz lindas mensagens para o nosso dia a dia no lar e na família.Esse
livro é da seicho-no-ie,estou no início,mas tá muito interessante fala de como devemos ter um lar harmonioso para vivermos melhor.
Acho q nessa vida devemos fazer o melhor para vivermos bem com tudo e tds a nossa volta.
Adorei te conhecer...Bjs!!!

SIL disse...

amiga...


então., viu la no blog., li a invenção de hugo cabrete e agora começei uma trilogia dos jogos vorazes...

bjs

Sheila Oliveira disse...

oi, menina eu simplismente AMO ler, leio de tudo,inclusive bula...rs adorei seu post vou ficar por aqui tbm...bjks e a gente se fala, ツ Sheila